A hérnia de disco é uma fissura ou um rasgo sofrido pelos discos que compõem a coluna vertebral. A coluna vertebral é composta por várias vértebras e discos que se localizam entre as vértebras.

Enquanto uma hérnia de disco pode não causar dores ou sintomas na maioria dos casos, se uma raiz nervosa ficar comprimida ou inflamada por uma hérnia de disco, ela pode potencialmente inibir diversos reflexos musculares ou mesmo função básica em qualquer área do corpo que seja inervado por essa raiz nervosa.

Se os nervos ou a medula espinhal estão sob muita pressão ou sendo comprimidos, podem ser incapazes de transportar sinais do cérebro para vários músculos do corpo, fazendo com que os músculos se sintam fracos e não respondam.

Na maioria das vezes, a fraqueza muscular pode ser tratada com uma abordagem conservadora, como a Fisioterapia Avançada baseada em evidência, por exemplo, com exercícios específicos e definido numa avaliação minuciosa.

Além da fraqueza muscular, os sintomas mais comuns de uma hérnia de disco são:

➡ Agulhadas ou fisgadas;
➡ Dor crônica e rigidez;
➡ Dormência, queimação e formigamento nas extremidades;
➡ Falhas ou desequilíbrio ao andar;
➡ Disfunção na Bexiga ou intestino;
➡ Retenção ou incapacidade de reter as fezes e a urina;
➡ Alteração da sensibilidade na vagina, testículo e períneo.

A Romaria pelo diagnóstico correto

A falta de consenso nos diagnósticos dos problemas de coluna contribui para o aumento dos quadros crônicos, resultando cada vez mais em estatísticas desanimadoras.

A maioria das pessoas com tensões, dores, queimação, dormência, formigamento e rigidez persistentes localizadas nos músculos e articulações não sabem como e quando tudo começou. A demora em procurar ajuda especializada torna essas manifestações mais persistentes e limitadoras do movimento.

Muitos quadros de dor crônica na coluna se tivessem uma avaliação adequada, um diagnóstico correto e um tratamento especializado, poderia reduzir e abolir consideravelmente as dores.

Tratamento Fisioterapia Avançada (Método McKenzie)

O método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica (em inglês Mechanical Diagnosis and Therapy MDT) foi criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie por volta de 1956, que se especializou no tratamento dos distúrbios musculoesqueléticos que atingem a coluna e os membros (braços e pernas).

O método McKenzie não visa apenas a solução dos sintomas atuais, mas também a prevenção, a longo prazo, da incidência de novas crises.
Além de ser um tratamento rápido, eficaz e seguro, visto que geralmente são necessárias poucas sessões (5 a 7 sessões) para o alivio dos sintomas, o paciente pode fazer exercícios em casa ou no trabalho, evitando as idas ao consultório do fisioterapeuta.

Você não tem que viver com dores crônicas nas costas, muito menos na cabeça, braços e pernas.

Você pode ficar livre desse sofrimento, é só querer!

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil. http://zip.net/bgtCLB

Deixe seu recado:

Curta e Interaja

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Solicitação de Agendamento

Agende uma avaliao!