A coluna vertebral é formada por 32 vértebras e quando ocorre ou se percebe um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para direita é denominado escoliose. A maioria das escolioses tem um desvio em “S”, tanto para a direita num determinado nível da coluna ou para esquerda.

 

A causa é desconhecida na maioria dos casos, mas, aparece em determinados problemas neuromuscular como paralisa cerebral, poliomelite, etc.

 

Em alguns casos pode ser congênita devido a um defeito nas vértebras, onde provoca o desalinhamento lateral da coluna. Nos casos em que as curvas são menos intensas o tratamento é conservador, pouquíssimos casos são cirúrgicos.

 

Mais de 90% das escolioses são assintomáticas, isto é, não possuem dor e a fisioterapia contribui para melhorar o alinhamento e aliviar as dores quando aparecerem.

 

A maioria das dores na coluna vertebral de uma pessoa que possui a escoliose não é causa da escoliose e sim dos fatores biomecânicos como má postura, desconhecimento da ergonomia, movimentos repetitivos de abaixar a coluna, posturas prolongadas sentada no ambiente de trabalho ou em casa, esforço excessivo de carregar algum objeto, e não da escoliose.

 

A RPG (Reeducação Postural Global) e o Método Mckenzie são indicados nos casos onde as escolioses são dolorosas.


Deixe seu recado:

Curta e Interaja

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Solicitação de Agendamento

Agende uma avaliao!