É aquela que você coloca o mínimo de estresse nos músculos e articulações do seu corpo durante o sono. Você gasta aproximadamente 1/3 de sua vida dormindo e escolher a posição adequada de dormir para você refletirá numa noite de sono tranquilo, sem dores nas costas, principalmente ao levantar.


 

Se você acorda cansado, com dor no pescoço ou na coluna lombar, pode estar ocorrendo uma torção ou tensão na coluna durante o sono estimulado pela posição errada de dormir e muitas vezes, associada à utilização insuficiente no que se referem a quantidades, tamanhos e densidades de travesseiros.


O aprendizado sobre à posição correta de dormir faz a diferença, e é determinante para o sono reparador.


Estudos mostram que pessoas que dormem menos do que o necessário tem menos vigor físico, predispõe ao envelhecimento mais precocemente, está mais propenso a infecções, aumento de peso e hipertensão.


A maioria das pessoas inicia a dormir numa determinada posição e terminam em outra, além de mexerem durante a noite.


A melhor posição para dormir é a posição que você se sente mais confortável e a do corpo é a posição que ele sente mais adaptado, com relação à temperatura, ruído, luz e relaxamento dos músculos e articulação.


Ao escolher o travesseiro, a pessoa deve estar atenta à posição que dorme para conciliar a densidade, tamanho e densidade do travesseiro ao seu biótipo.


Alguns estudos mostram que 82,9% dos indivíduos não utilizam o travesseiro corretamente e se percebe que a orientação, aprendizado e treinamento adequados contribuem com a melhora do sono. A posição adotada ao dormir pode ter grande influência na qualidade do sono e ser uma aliada no tratamento de alguns problemas de saúde como dores crônicas da coluna, distúrbios do sono como apneia, ronco e insônia.


Os pais devem estar atentos a postura corporal do filho durante a noite, para prevenir posições que podem estimular o aparecimento de escoliose (curvatura lateral da coluna), torção nos joelhos, que iniciarão na infância e poderão aparecer na juventude ou fase adulta.


A posição de dormir deve ser aprendida para proporcionar um sono bom e conforto ao corpo. A posição intermediária entre homens e mulheres parece ser a posição “de lado”, bem aplicada pelos animais e parece mais correta do que imaginamos.


A posição de dormir adotada por homens e mulheres pode ter origem na postura determinada pelo gênero, como também por fatores biomecânicos como (postura, desconhecimento da ergonomia, posição sentada prolongada, carregar excesso de peso, movimentos repetitivos de inclinar a coluna pra frente), em casa e no trabalho, que promovem mudanças posturais e adaptativas que conseguem com o tempo mudar a posição de dormir.
 

Dicas para um bom sono

  • Dormir de barriga pra cima

Dormindo de barriga pra cima


Colocar um travesseiro que não seja tão alto e que preencha o espaço do pescoço. Para prevenir rigidez lombar colocar um travesseiro debaixo dos joelhos e que provoque um relaxamento na coluna lombar.

  • Dormir de lado

Dormindo de lado

Esta posição é considerada intermediária entre homens e mulheres, pois homens dormem mais de barriga para cima e mulheres de barriga para baixo, talvez pela posição diferente do quadril. Indicada por muitos especialistas, muito aplicada pelos animais e parece mais correta do que imaginamos. Dormir de lado é a posição mais popular e uma tendência natural.


Atenção ao travesseiro que deve ocupar o espaço entre o ombro e a cabeça que não deve ficar nem baixo nem alto. Para manter na posição de lado colocar o segundo travesseiro de comprido ao lado do peito (tórax) para apoiar o braço que ficará em cima. Para manter o corpo de lado utilizar o terceiro travesseiro entre as pernas e joelhos para não predispor o corpo a torção da coluna lombar e do quadril.
 

  • Dormir de barriga para baixo

Dormir de barriga para baixo  

Esta posição deve ser evitada apesar de adotada durante o sono. Utilizar um travesseiro pode fazer com que o corpo assuma uma posição encolhida “fetal”, ou promover uma torção na coluna e para evitar isso usar mais um travesseiro entre as pernas. Dormir de barriga para baixo provoca uma torção no pescoço, pressão no tórax, causando de forma frequente dor e rigidez no pescoço ao acordar.

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

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