rpg, gestantes, gravidez, caimbras, caibras, inchaos, varizes, desconforto, pernas, costas, pre-eclampsia, pressao alta, dor nas costas, acupuntura, drenagem linftica, pilates, tratamentos, pos-partoO corpo da mulher se transforma durante a gravidez pela alteração hormonal, aumento de peso e principalmente pela mudança postural. Essas mudanças muitas vezes perduram no pós-parto. À medida que a barriga cresce, o quadril é uma das regiões mais afetadas, modificando o corpo e causando aumento da curvatura da coluna lombar e da base (pés). Mas muitas dessas mudanças podem ser amenizadas, proporcionando conforto no pré-parto e recuperação rápida no pós-parto.

O trabalho realizado no pré e pós-parto através da Reeducação Postural Global (RPG) e associado a fisioterapia contribui para uma gravidez saudável, prevenindo desconfortos musculares, circulatórios, hormonais, posturais e até emocionais.

Exercícios de alongamento e fortalecimento ajudam a manter a força, a flexibilidade e o tônus muscular, evitando o desgaste do corpo e atuando na diminuição de sintomas muito comuns neste período, como câimbras, inchaços, varizes e desconforto nas pernas e costas.

A atividade física praticada na RPG atua diretamente no sistema circulatório, evitando o desenvolvimento da hipertensão, hipotensão, hemorróidas e outros. Ajuda também no controle da pressão dos músculos do assoalho pélvico provocada pelo aumento de peso, que causa dificuldades em segurar a contração por algum tempo. Trabalha também o lado psicológico da mãe na medida em que a mãe passa a perceber melhor a mudança que está ocorrendo em seu corpo.

Uma pesquisa divulgada pela Universidade da Carolina do Norte em 2001 sugere que o alongamento é mais eficaz na prevenção da pré-eclâmpsia do que a atividade física. Vários estudos descrevem opções de tratamento e acompanhamento, sendo a associação da ginástica à orientação postural uma das mais importantes no combate as dores nas costas, pernas e pés.

A RPG, indicada a partir do terceiro mês de gravidez, trabalha o relaxamento das costas, ajudando na liberação da respiração e amenizando o impacto que o corpo recebe. A programação é individualizada e, posteriormente são realizadas sessões em grupo. No entanto cada paciente tem uma série de exercícios específicos segundo suas necessidades de correção postural.

rpg, gestantes, gravidez, caimbras, caibras, inchaos, varizes, desconforto, pernas, costas, pre-eclampsia, pressao alta, dor nas costas, acupuntura, drenagem linftica, pilates, tratamentos, pos-partoPrincipais benefícios da RPG para Gestantes:

  • Melhora a postura
  • Auxilia no controle de peso e da pressão arterial
  • Previne o inchaço nas pernas e o surgimento de varizes
  • Previne as cãibras
  • Previne as dores nas costas
  • Mantém e melhora a aptidão física e a auto-imagem
  • Previne o afastamento do músculo abdominal
  • Fortalece o assoalho pélvico
  • Ajuda no posicionamento de deitar proporcionando um sono tranqüilo
  • Melhora a capacidade respiratória
  • Aprimoramento do conhecimento quanto ao melhor travesseiro e colchão
  • Facilita a recuperação no pós-parto

Abnel Alecrim Andrade
Fisioterapeuta
Campinas, SP


Deixe seu recado:

Curta e Interaja

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Solicitação de Agendamento

Agende uma avaliao!